segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Técnicas para aprender depressa conteúdo de concursos públicos

Técnicas para aprender depressa

Você escolheu todo o material para estudar? Livros, apostilas, cadernos, canetas, lápis etc? Será que falta alguma coisa? O programa está à vista? Ele representa o mapa com os caminhos que você trilhará durante o seu período de estudo.

Mas surgem outras perguntas bem curiosas: “Como aprender mais depressa este montão de assuntos?” “Por onde devo começar?” “Quanto tempo devo estudar a matéria?”

A Técnica do Silêncio

Nada pode perturbar mais um estudante do que o barulho.
Os carros passando e buzinando lá fora, o telefone que não pára de tocar, o som no volume máximo, a TV ligada, pessoas andando de um lado para o outro; enfim, mil barulhos que distraem, interrompem e limitam a aprendizagem de qualquer mortal.
Não adianta dizer que você é capaz de se concentrar em meio a todo esse barulho. Testes recentes mostram que os estudantes que se isolavam completamente de ruídos conseguiam aprender três vezes mais depressa do que aqueles que não estudavam em silêncio total.
Quer notar como sua mente se concentra muito melhor na leitura de um texto se estiver isolada de ruídos? Faça então este experimento:

COLOQUE OS POLEGARES, UM EM CADA OUVIDO, FAZENDO UMA PEQUENA PRESSÃO SOBRE ELES, DE MODO A ISOLAR OS RUÍDOS EXISTENTES À SUA VOLTA. SEM TIRAR OS POLEGARES DOS OUVIDOS, FAÇA COM QUE OS DEDOS MÉDIOS DAS DUAS MÃOS SE TOQUEM SOBRE SUA TESTA. APOIE OS COTOVELOS SOBRE A MESA ONDE DEVE ESTAR ESTE LIVRO E CONTINUE A LEITURA.

É sempre bom lembrar que você nunca deve estudar deitado, ou numa posição em que poderá adormecer facilmente. Afinal, você quer dormir ou quer estudar para ser aprovado em concursos?
Todas as vezes que você for ler alguma coisa e puder deixar o material sobre uma mesa, use os dedos polegares para diminuir o ruído, mesmo que ele não esteja muito grande.
Para abafar os ruídos você também pode usar fones de ouvido, daqueles que se introduzem no canal auditivo externo. Evite, porém, enfiar nos ouvidos pedaços de algodão ou objetos pontiagudos que possam eventualmente ficar presos ou ferir partes sensíveis.

O mais saudável é que você ao sentar-se para estudar (nunca deitado), previna-se contra os ruídos indesejáveis. Reserve seus momentos de estudo como a coisa mais importante da sua vida. Desligue a campainha do telefone.

Feche as janelas que deixam entrar ruído excessivo. Desligue qualquer tipo de aparelho sonoro e, se houver algum grilo fazendo aquele barulhinho enervante, descubra onde ele está e expulse-o de sua casa ou de seu ambiente de estudo: você precisa de silêncio… sem grilo algum.

Algumas pessoas não conseguem ficar por uma hora em absoluto silêncio porque o sistema nervoso parece ter se condicionado ao barulho. Mas, o fato é prejudicial à aprendizagem eficaz. O sistema nervoso precisa estar relaxado e tranqüilo para que você possa assimilar melhor aquilo que estuda.
No início, quando começar a praticar a “técnica do silêncio”, você descobrirá que houve significante melhora no seu poder de concentração, mesmo que não esteja com os ouvidos tapados.

Se você quer extrair o maior rendimento possível do tempo que dedica aos estudos, então isole-se acusticamente ao máximo. Se puder vedar as frestas por onde entra ruído externo, faça-o. É bom lembrar que o ambiente onde você estuda deve ser o mais agradável possível em termos de temperatura, luminosidade etc.

A Técnica Fonodidática

Como o próprio nome sugere, fonodidática significa utilizar-se de aparelhos sonoros (gravador) para aprender.
Para usar esta técnica você terá que dispor de:
Um aparelho de gravador tamanho pequeno
Um fone de ouvido
Infelizmente algumas matérias como Matemática e Geometria (apenas a parte teórica), não podem ser estudadas com o auxílio desta técnica por motivos óbvios. Entretanto, toda e qualquer matéria teórica pode ser gravada para sua utilização.

Selecione um assunto importante do seu programa.
Escolha textos de sua apostila ou livros específicos, de preferência que estejam numa linguagem clara e objetiva. Isole-se num quarto sem ruídos ou interferências para realizar as gravações. Regule seu aparelho para que a gravação fique em nível ótimo, e leia os textos de forma compassada e clara. Quando perceber que um tópico é importante, repita-o várias vezes. Use fita de uma hora (trinta minutos de cada lado) e escreva à lápis os temas gravados, pois assim você poderá rapidamente selecioná-las para o seu estudo.

Nunca grave mais de três temas em cada lado da fita, a não ser que seja absolutamente necessário. Pronto! Você já gravou a primeira fita para iniciar seu estudo utilizando a técnica fono didática; resta agora saber como e quando utilizá-la.

Depois que você estudar os temas escolhidos para gravação, sente-se confortavelmente (nunca se deite) , coloque os fones no ouvido para uma melhor concentração e ouça a fita. Quando estiver descansando (horário de almoço, antes de dormir) ouça as gravações feitas.

Durante viagens( de casa para o trabalho, para escola ou voltando de ambos), principalmente se for um período superior a trinta minutos, leve o seu gravador e ouça as fitas.

Alguns alunos perguntam-me se poderiam utilizar as gravações durante o período em que estivessem dormindo, para acelerar a aprendizagem, e a resposta foi NÃO, NUNCA.

As pesquisas feitas em vários países do mundo com métodos de aprendizagem para serem usados durante o sono provaram que eles são ineficazes, ou os resultados não são significativos. Assim não recomendo a utilização das fitas enquanto dorme, mas no período de vigília, tantas vezes quanto se possa.

A técnica seguinte pode ser usada em combinação com esta, com resultados quase milagrosos. Nossa memória auditiva deve ser estimulada constantemente, e esta técnica visa a despertar e incentivar o uso dessa memória.

Não use fitas gravadas quando estiver fazendo outra coisa que requeira atenção e envolvimento, tal como datilografar, escrever, conversar etc. É muito provável que a compreensão da fita fique comprometida se você fizer duas coisas simultaneamente. Quando estudar usando esta técnica, não desenvolva outra atividade.

A Técnica Perguntas x Respostas

O princípio desta técnica consiste no fato de que todos os testes e provas realizados em concursos são constituídos de perguntas. Ora, se os elaboradores das provas vão escolher várias perguntas dos mesmos assuntos que você está estudando, se você também fizer várias perguntas e aprender as respostas é muito provável que algumas delas sejam as mesmas feitas no concurso.
O primeiro passo para executar a técnica perguntas x respostas é você selecionar o material que contém os assuntos do programa.

Suponhamos que o assunto seja VERBO, da matéria português.

Recorte pequenos cartões com o tamanho máximo de 8x11cm. Dobrando uma folha de papel ofício três vezes, você obterá pedaços de papel com estas dimensões aproximadas. São o tamanho ideal.
Escreva na frente do cartão as perguntas e, no verso, as respostas. Com o tema VERBO, a pergunta pode ser: O QUE É VERBO? Cuja resposta é: UMA PALAVRA QUE EXPRIME AÇÃO, ESTADO, FATO OU FENÔMENO.

Tendo em mãos a gramática, você só terá o trabalho de formular as perguntas e copiar a resposta de cada uma delas no verso do cartão. O ideal é fazer perguntas que abranjam todos os assuntos.

 Como estudar com os cartões?

Se você puder levar para todos os lugares um mínimo de cinquenta perguntas, poderá aproveitar os momentos em que fica à espera, ou em que não há nada a fazer, e estudar uma a uma.
Leia a pergunta e tente lembrar da resposta, caso consiga, durante dez vezes consecutivas ( marque um tracinho no canto do cartão ); então é momento de retirar do grupo de perguntas as questões já aprendidas.

Grave-as também na fita, para ajudar na fixação. Faça um intervalo de dez segundos após cada pergunta para em seguida gravar a resposta. Quando estiver ouvindo as perguntas, tente antecipar as respostas, falando para si mesmo, em um tom de voz baixo.
Todas as vezes que você estudar com os cartões, tenha a mão uma caneta ou lápis para assinalar as vezes que acerta as respostas. Quando estiver estudando em grupo, use as perguntas para testar e avaliar os conhecimentos.

A Técnica Teatral

Esta é uma técnica que funciona quando se estuda em grupo. Nunca, no entanto, estude com mais de três pessoas. O rendimento cai em muito quando o número de pessoas é superior a três. Mesmo este número reduzido, é necessário que alguém coordene as atividades do grupo para que não haja dispersão dos objetivos.

É preciso que todos estejam imbuídos do espírito de aprender para valer e não gastem parte do tempo conversando assuntos que não tem nada a ver com o objetivo da reunião. Vamos aos passos para executar a técnica teatral.

Consiga um pequeno quadro de giz para utilizar durante os estudos. Peça que seu amigos (dois no máximo) estudem em silêncio junto com você um assunto previamente escolhido.

Após terminarem a leitura silenciosa, que não deve durar mais de trinta minutos, sorteie o primeiro “professor” para dar aula aos dois componentes do grupo. Cada membro do grupo de verá falar tudo o que for capaz de lembrar sobre o assunto que que leu, podendo recorrer apenas a uma pequena ficha de consulta que tenha feito para se guiar durante a exposição.

O tempo para cada expositor não deve ultrapassar 15 minutos, para que não se torne cansativa a aula, que será repetida por todos os participante. Durante a exposição de cada elemento do grupo, os demais devem participar, fazendo perguntas para tirar dúvidas; podem ainda fazer correções, caso o expositor cometa algum engano. Na dúvida, deve-se consultar o material de estudo, prosseguindo normalmente a aula.

O quadro de giz deve ser usado como se fosse numa aula de verdade (o que não deixa de ser), onde os expositores farão observações, cálculos etc.

Pratique questões de concurso no Estude Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário